Galinhada da fazenda: receita típica para agradar a família toda

Compartilhe isso:

Deliciosa e reconfortante, a galinhada tem cara de comida de casa de mãe. E por ser preparada numa panela só ainda é prática. Melhor, impossível.  A galinhada é um prato muito comum na mesa dos brasileiros. Apesar de exigir um número alto de ingredientes e um preparo mais complexo, essa receita passou de geração em geração e continua forte em muitas famílias que mantêm a força da cultura brasileira na gastronomia.
Para preparar esse prato tão especial para a identidade do país, você precisa temperar muito bem o frango, cozinhá-lo no tempo certo e adicionar vários ingredientes que vão transformar a galinha em um prato de sustância, como dizem os antigos. Vamos lá para a receita: 

Ingredientes: 
1 frango – 1/4 de xícara de chá de azeite1 pimentão vermelho cortado em cubos1 cebola média cortada em cubos6 dentes de alho inteiros2 colheres de chá de açafrãoPimenta do reino a gosto – 4 xícaras de chá de arroz8 xícaras de chá de caldo de galinha1/2 xícara de chá de salsa picada

Modo de Preparo: 
Corte o frango, lave-o e passe o suco de um limão nele. Dentro de uma vasilha coloque os pedaços, o alho,a cebola e todos os demais ingredientes, menos o arroz e o milho. Deixe na geladeira de um dia para o outro fechado descansando. Coloque em uma panela de pressão 4 colheres de sopa cheia de óleo de soja, coloque toda a mistura do frango e deixe cozinhar. O frango irá soltar muita água, deixe essa água secar.  Depois de seca cubra o frango de água novamente e leve para cozinhar na pressão por 15 minutos. Depois disso tire da pressão, coloque a carne em um a panela maior, misture o arroz pré cozido e o milho, tampe e deixe secar.  Depois da água seca, coloque mais cheiro verde e sirva.

EXTRA PARA VOCÊ – VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

MEXIDÃO MINEIRO
Velho costume mineiro, que é o aproveitamento integral dos alimentos, com novo tempero e montagem. Na cozinha, ele dá uma demonstração do seu mexidão, que recebe criativas variações.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz cozido – 1 xícara (chá) de feijão roxinho – 1 tomate picado – 1 xícara (chá) de farinha de mandioca – 1 linguiça calabresa sem pele picada – 100g de bacon picado – 1 xícara (chá) de quiabo e jiló (opcional) – 3 colheres (sopa) de óleo – 1 tomate picado – 1 cebola ralada – 1 colher (sopa) de alho amassado – 3 ovos – 1 colher (chá) sal – pimenta malagueta a gosto

Modo de Preparo: 
Em uma panela, aqueça o óleo. Junte a linguiça calabresa e o bacon picados, a cebola, o alho, frite até dourar e reserve. Na mesma panela, acrescente os ovos e o sal, mexa bem até formar grumos. Coloque o arroz, o feijão cozido, o quiabo, o jiló, o tomate, a linguiça e o bacon. Misture a farinha de mandioca, até dar té dar uma liga e acerte o sal se necessário. Decore com cheiro verde picado.

Bom Apetite!
Gostou?…Deixe seu comentário e compartilhe!

print

Compartilhe isso:

Muito obrigado pela sua visita !!!