Receita de Leitoa à Pururuca da fazenda

Hoje, após muitos pedidos, resolvemos revelar a vocês os segredos da tradicional receita da fazenda de um dos nossos pratos favoritos: a leitoa à pururuca.

Ingredientes: -4 à 5 kg de leitoa -1 garrafa de vinho branco seco -6 colheres (chá) de suco de limão -1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó -4 folhas de louro -6 cebolas grandes bem picadas-4 dentes alho bem picados -1 colher (sopa) de molho inglês -1 colher (sopa) de óleo -4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada -1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino -1 pimenta-malagueta picada -3 colheres (sopa) de sal -1 talo de salsão -3 xícaras (chá) de água -1 pacote de 1 quilo de banha de porco para pururucar.

Modo de Preparo: Com uma faca de ponta, faça vários furos na leitoa. Em uma bacia grande de cozinha, misture o vinho, o suco de limão, o cravo, o louro, a cebola, o alho, o molho inglês, o óleo, a cebolinha, o talo de salsão picado bem miúdo, as pimentas e o sal. Junte a leitoa e banhe-a com esses temperos. Cubra a bacia com filme plástico e deixe a leitoa marinar nos temperos, na geladeira, por no mínimo 12 h, virando-a algumas vezes. Pré-aqueça o forno em temperatura quente (200 ºC). Em uma assadeira coloque a leitoa com todos os temperos e cubra com papel alumínio e leve para assar. Após uma hora de forno reduza a temperatura para 180ºC, asse a leitoa lentamente, para cada quilo de leitoa calcula-se 1 hora de forno. Se necessário, acrescente água na assadeira durante o cozimento. Quando a leitoa estiver cozida retire o papel alumínio e deixe dourar. Retire a leitoa do forno, mantendo-a aquecida. Para pururucar o couro, utilize a banha de porco bem quente e despeje com cuidado sobre o couro para pururucar.

Dica: Para aproveitar ainda mais essa delícia, sirva a leitoa à pururuca com farofa de farinha de milho e arroz, acompanhado de um bom vinho ou cachaça.

quanta estrelas merecemos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!