Receita de massa para ravioli caseiro – Simplesmente a melhor massa

Basicamente toda receita de massa caseira segue a proporção de 1 ovo para cada 100g de farinha de trigo, isso vale para a massa para ravioli também. Porém eu costumo variar a receita adicionando ou substituindo ingredientes de acordo com o prato. Substituir de 20% a 50% da farinha de trigo por farinha de grano duro, por exemplo, deixa a massa mais consistente, mais “ao dente”. Azeite de oliva ou outro tipo de óleo confere mais elasticidade a massa. Substituir 1 ovo por água resulta em uma massa mais leve.Existem ainda as massas coloridas, como a verde, feita com espinafre e a vermelha com beterraba. As opções são infinitas e o limite é a sua imaginação. Quando quero preparar massa para ravioli eu sigo a proporção de 1 ovo para cada 100g de farinha, porém substituo 25% dos ovos por água (60ml de água para cada ovo). Também não uso farinha grano duro, somente a farinha de trigo normal. A receita padrão para 4 pessoas é:

Ingredientes: -400g de farinha de trigo (sem fermento) -3 ovos -60ml de água -2 colheres de sopa de azeite -1 colher de café de sal.

Preparo – Passo-1: Espalhe a farinha em uma superfície devidamente limpa de forma a imitar um vulcão (veja a foto). Coloque os ovos, a água, o sal e o azeite no centro. Comece a misturar com as mãos a partir do centro (onde estão os ovos) e aos poucos vá incorporando mais e mais farinha. Essa técnica facilita o trabalho de misturar a massa. Passo-2: Trabalhe a massa por 10 minutos, cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos. Passo-3: Abra a massa com a ajuda de um rolo de massas. A espessura ideal para o ravioli é de 0,5mm.

quanta estrelas merecemos ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!